![]() |
| Foto: Divulgação |
Uma operação conjunta entre o Setor de Inteligência e a Guarnição de Serviço da 20ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) resultou na prisão de dois homens e na morte de um terceiro indivíduo após um intenso confronto no trapiche municipal de Muaná, na madrugada desta quarta-feira (12). Os suspeitos são acusados de participação em um assalto a uma embarcação no município de Anajás, onde o proprietário foi alvo de disparos de arma de fogo.
O levantamento, coordenado pelo Setor de Inteligência sob o comando do Capitão Muniz, identificou que aproximadamente cinco indivíduos envolvidos no crime estavam se deslocando na embarcação "Cmdt Ribeiro", que havia saído do Atuá por volta das 18h00 com destino a Muaná.
De imediato, uma guarnição sob o comando do 2º Sargento Rodrigo (Comandante do Policiamento) iniciou as diligências, montando pontos de vigilância estratégicos no trapiche municipal de Muaná, com o objetivo de interceptar os suspeitos e garantir a segurança dos passageiros.
Durante o desembarque, a polícia conseguiu efetuar as primeiras prisões. Foi detido Cosme da Silva Almeida, que estava portando um revólver calibre .22 municiado com sete cartuchos (seis intactos e um deflagrado).
Em seguida, Felipe Alfaia Nunes, que permanecia no interior do barco, foi detido em posse de duas bolsas contendo diversas munições de diferentes calibres, incluindo .22, 9mm, calibre 12, além de um carregador de pistola Glock calibre .380.
No mesmo momento das prisões, outros indivíduos tentaram fugir, lançando-se ao rio. Um dos suspeitos se escondeu sob o trapiche, local de pouca iluminação. Ao tentar subir, ele atentou contra a vida dos militares, efetuando disparos contra a guarnição com uma pistola Glock calibre.380.
Os policiais reagiram à injusta agressão, atingindo o suspeito. O homem foi imediatamente socorrido e conduzido à unidade municipal de saúde, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Até o momento, o indivíduo permanece sem identificação. Outros dois suspeitos que pularam no rio não foram localizados pelas autoridades.
A polícia ressaltou que o nacional Cosme da Silva Almeida já possuía um mandado de prisão em aberto expedido pela Vara de Execução Penal da Região Metropolitana de Belém.
Os presos, juntamente com todo o material apreendido, incluindo armas e munições, foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis, onde o caso será investigado.
