Foto: O Marajó Digital


O Auditório do Campus Universitário do Marajó-Breves, da Universidade Federal do Pará (UFPA), foi palco na manhã de hoje (16), do lançamento oficial do Programa “Envelhecer nos Territórios”, na região do Marajó. 


A iniciativa é fruto de uma cooperação estratégica entre a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), e a UFPA-Breves, e tem como foco principal a promoção e a defesa dos direitos da população idosa na região do Marajó.


O programa tem como eixo central a formação de Agentes de Direitos Humanos capacitados para identificar situações de violação de direitos de pessoas idosas, bem como fomentar a criação ou o fortalecimento de arranjos institucionais que contribuam para a efetivação das políticas públicas voltadas a esse segmento. 


A atuação dos agentes será concentrada nos municípios de Breves e Curralinho, localidades onde o envelhecimento populacional apresenta desafios específicos ligados à realidade amazônica.


Durante o evento de lançamento, representantes do MDHC, da UFPA, Prefeitura de Breves, e de entidades locais destacaram a importância da articulação entre governo federal, instituições de ensino e comunidades locais na construção de soluções que respeitem as especificidades culturais, sociais e geográficas da região.


“O Programa “Envelhecer nos Territórios” representa um avanço importante na agenda de proteção aos direitos da pessoa idosa na Amazônia, promovendo visibilidade, cidadania e dignidade a uma parcela significativa da população, muitas vezes esquecida nas políticas tradicionais”, destacou o Secretario Nacional da Pessoa Idosa Alexandre Silva.


 

Postagem Anterior Próxima Postagem